O Radar Governamental disponibiliza para clientes mais uma edição do Especial Eleições, trazendo o resultado das Eleições 2020 de mais de 70 municípios não capitais pelo Brasil.

Maiores representantes

Os partidos que governarão mais eleitores a partir de 2021 são o PSDB, MBD, DEM, PSD e PP. Juntos, os municípios que estarão sob o comando destas legendas representam 61,2% de todo o eleitorado do Brasil ou 87,1 milhões de eleitores.

Resultado Eleições 2020

Representação por partido nas prefeituras

O MBD é o partido com o maior números de prefeitos sob sua legenda. Apesar disso, viu diminuir muito sua representação nessas eleições.

Outro partido que teve queda na representação foi o PSDB, muito embora tenha conseguido se manter em locais relevantes, como a capital paulista.

O segundo partido com mais representantes no País é o PP (Progressistas), que viu sua legenda crescer para 685 prefeituras, seguido pelo PSD com 655.

Na esquerda, apenas o PSOL avançou, de duas para cinco prefeituras. PDT perdeu pouco, de 333 para 314, PSB foi de 409 para 252 e PCdoB de 82 para 46.

O PT ficou sem capitais pela primeira vez e recuou de 256 para 183 prefeituras. Em termos de número de pessoas sob seu governo, a variação foi pequena: de 6,1 milhões para 6 milhões.

Abstenções

A abstenção foi maior no segundo turno das eleições municipais deste domingo na comparação com pleitos anteriores. Ao todo, 29,5% dos eleitores não foram às urnas, taxa maior desde ao menos 2000, quando a abstenção ficou em 16,2%.

Em São Paulo, 2.769.179 eleitores (30,81%) não compareceram para votar. Mais que os 2.168.109 que votaram em Guilherme Boulos (PSOL), o segundo colocado.

O mesmo aconteceu com Manuela D’Ávila (PCdoB) em Porto Alegre. Ela obteve 307.745 votos, abaixo do total de eleitores que não compareceram, 354.692 (32,76%).

No Rio, a abstenção recorde de 35,45% (1.720.154 eleitores) foi maior que a votação do vencedor, Eduardo Paes (DEM), que obteve 1.629.319 votos.

Em geral, as capitais tiveram abstenção abaixo da média nacional. No Recife, por exemplo, foram 246.010 ausentes (21,26%); em Manaus, 298.712 (22,43%); e em Fortaleza, 414.959 (22,78%).

Conteúdo completo para assinantes

O Radar Governamental disponibiliza para clientes um relatório completo com os municípios não capitais que fazem parte da nossa cobertura. São mais de 70 municípios.

Analisamos o cenário eleitoral, trazendo informações sobre os eleitos, os que vão disputar segundo turno e as novas composições das Câmaras Municipais.

Todo esse conteúdo é de acesse exclusivo para assinantes. Acesse no botão abaixo com login e senha.

Cenário eleitoral nas capitais

Histórico da cobertura

O Radar Governamental publicou ao longo dos últimos 10 meses, boletins exclusivos produzidos com análise de nossos especialistas sobre a evolução do cenário eleitoral nas capitais brasileiras e mais de 70 municípios, focando as Eleições 2020.

No último relatório antes do 2º turno, publicado no dia 26, trouxemos como se desenhavam os cenários baseado nas pesquisas.

Após o primeiro turno das eleições, publicamos a décima primeira edição, falando sobre os eleitos nas capitais brasileiras e o cenário para o segundo turno e a décima segunda trazendo o cenário pelo Brasil nos municípios não capitais.

Além desse material, publicamos um especial com os resultados do Eleições no 1º turno nas capitais brasileira.

Na última semana antes das Eleições, nossos especialistas ficaram uma análise final com dados e informações do que nossos clientes poderiam esperar das eleições do dia 15.

Na nona edição lançado em outubro, trouxemos uma atualização do cenário eleitoral nas capitais feita com base nos dados das pesquisas mais recentes.

Em fevereiro, divulgamos nosso primeiro material a respeito das movimentações políticas nestas cidades. A pandemia da covid-19 postergou planos e decisões, inclusive o calendário eleitoral, tema que tratamos num relatório específico divulgado em junho.

Depois, lançamos nosso primeiro relatório sobre o cenário eleitoral nas capitais e, em seguida, a primeira divulgação do material exclusivo sobre as mais de 70 cidades que integram a cobertura do Radar Governamental. No fim de setembro, foi a vez de divulgarmos a sexta edição do Especial. Também lançamos uma análise a respeito dos congressistas que tentariam cargos de Prefeito neste ano, exclusiva para clientes.

No começo de outubro, lançamos a sétima edição da série Especial Eleições 2020 tratando do cenário atualizado das 26 capitais dos Estados.

Na oitava edição publicada recentemente, atualizamos o cenário quanto às perspectivas para o processo de escolha dos Prefeitos de 70 municípios de nossa cobertura.

Acompanhe nossa cobertura das Eleições 2020

O Radar Governamental têm acompanhado e analisado o cenário das Eleições 2020 com uma série de boletins especiais.

Em breve, divulgaremos relatórios com informações sobre a formação do secretariado dos prefeitos eleitos e reeleitos.

Você pode acessar os conteúdos publicados no nosso canal de notícias.

Acompanhe também este e outros assuntos por meio de nossas Redes Sociais, em nossos perfis no LinkedInInstagram Facebook.

Em nosso canal no YouTube, você confere episódios da série #MinutoRelGov, com um breve resumo em vídeo sobre os levantamentos, relatórios e análises de cenário político produzidos por nosso time de especialistas, e da série #MinutoAutoridadesque traz a palavra dos tomadores de decisão.