O Radar Governamental traz uma edição especial com o resultado das Eleições no 1º turno das capitas brasileiras após as Eleições do último domingo (15).

Como antecipamos em nossa análise uma semana antes do primeiro turno, sete capitais confirmaram a eleição de seus prefeitos em primeiro turno.

O resultado seguiu aquilo que as pesquisas mostravam, já que os vencedores lideravam com larga vantagem as intenções de voto. Foram elas: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Natal, Palmas e Salvador.

Resultado das Eleições no 1º turno

Particularidades das capitais

Resultado das Eleições no 1º turno
Bruno Reis venceu em Salvador-BA

À exceção de Salvador, nestas capitais os atuais chefes do Poder Executivo conseguiram se reeleger. Na capital bahiana, venceu o candidato governista.

Importante lembrar que em Macapá as Eleições foram adiadas em razão da crise energética.

O DEM é o partido que mais elegeu prefeitos de capitais no primeiro turno das eleições municipais, com 3. O PSD e o PSDB aparecem em seguida, com duas Prefeituras cada um.

Agora, a expectativa é para o segundo turno, marcado para 29 de novembro. Além de 19 capitais, os eleitores voltarão às urnas em outros 38 municípios do Brasil.

O número representa 60% do total de 95 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano.

O PT é a legenda mais presente no 2º turno na eleição municipal de 2020, em 15 das 57 cidades em que haverá a disputa.

Em seguida vêm o PSDB, com 14 cidades, e o MDB, com 12. Nas capitais, o partido com mais candidatos concorrendo a prefeituras será o MDB, que está em 7 das 18 em que haverá decisão no dia 29.

Deputados concorrendo

Nestas eleições, 67 congressistas concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito. Interessante observar também que 12 deputados federais foram escolhidos pelos eleitores para disputar o cargo de Prefeito no segundo turno em 11 cidades, sendo cinco capitais.

*Descartados os nomes de Felipe Barros (PSL/RJ) e Igor Timo (PODE/MG) que desistiram da candidatura em Niterói e Belo Horizonte, respectivamente.

Para auxiliar nossos clientes a entender este cenário, o Radar Governamental disponibiliza um relatório completo da situação eleitoral nas capitais, incluindo as projeções para o segundo turno.

Também detalhamos quem são os Vereadores eleitos e analisamos a formação das bancadas, bases de apoio e oposição, e a taxa de renovação nas Câmaras Municipais.

Conteúdo completo para assinantes

Elaboramos um boletim especial com todos esses resultados além de análises profundas sobre o cenário diante das eleições dos vereadores, oposição, porcentagem de renovação.

Todo esse conteúdo é de acesse exclusivo para assinantes. Acesse no botão abaixo com login e senha.

Cenário eleitoral nas capitais

Resumo em vídeo

A CEO do Radar Governamental, Juliana Celuppi, gravou um #MinutoRelGov apresentando em vídeo o resumo do boletim especial. Confira o vídeo de nosso canal no YouTube.

Histórico da cobertura

O Radar Governamental publicou ao longo dos últimos 10 meses, boletins exclusivos produzidos com análise de nossos especialistas.

Na última semana antes das Eleições, nossos especialistas ficaram uma análise final com dados e informações do que nossos clientes poderiam esperar das eleições do dia 15.

Na nona edição lançado em outubro, trouxemos uma atualização do cenário eleitoral nas capitais feita com base nos dados das pesquisas mais recentes.

Em fevereiro, divulgamos nosso primeiro material a respeito das movimentações políticas nestas cidades. A pandemia da covid-19 postergou planos e decisões, inclusive o calendário eleitoral, tema que tratamos num relatório específico divulgado em junho.

Depois, lançamos nosso primeiro relatório sobre o cenário eleitoral nas capitais e, em seguida, a primeira divulgação do material exclusivo sobre as mais de 70 cidades que integram a cobertura do Radar Governamental. No fim de setembro, foi a vez de divulgarmos a sexta edição do Especial. Também lançamos uma análise a respeito dos congressistas que tentariam cargos de Prefeito neste ano, exclusiva para clientes.

No começo de outubro, lançamos a sétima edição da série Especial Eleições 2020 tratando do cenário atualizado das 26 capitais dos Estados.

Na oitava edição publicada recentemente, atualizamos o cenário quanto às perspectivas para o processo de escolha dos Prefeitos de 70 municípios de nossa cobertura.

Acompanhe nossa cobertura das Eleições 2020

O Radar Governamental têm acompanhado e analisado o cenário das Eleições 2020 com uma série de boletins especiais.

Você pode acessar os conteúdos publicados no nosso canal de notícias.

Acompanhe também este e outros assuntos por meio de nossas Redes Sociais, em nossos perfis no LinkedInInstagram Facebook.

Em nosso canal no YouTube, você confere episódios da série #MinutoRelGov, com um breve resumo em vídeo sobre os levantamentos, relatórios e análises de cenário político produzidos por nosso time de especialistas, e da série #MinutoAutoridadesque traz a palavra dos tomadores de decisão.