O Radar Governamental apresenta a sexta edição da série Especial Eleições 2020. Desta vez, disponibilizamos para clientes um novo relatório exclusivo com os cenários políticos e as perspectivas para o processo de escolha dos Prefeitos nas 26 capitais dos Estados.

Em fevereiro, divulgamos nosso primeiro material a respeito das movimentações políticas nestas cidades. A pandemia da covid-19 postergou planos e decisões, inclusive o calendário eleitoral, tema que tratamos num relatório específico divulgado em junho.

Depois, lançamos nosso primeiro relatório sobre a situação nas capitais e, em seguida, o material exclusivo sobre as mais de 70 cidades que integram a cobertura do Radar Governamental.

O novo material leva em consideração os resultados das convenções partidárias, assim como as pesquisas de sondagem de votos divulgadas até o fechamento da edição (21/09).

Os dados colhidos em setembro mostram que o número total de candidatos nas capitais chegou a 313. Trata-se do maior número de candidatos nas capitais dos últimos 20 anos. Isso porque, em 2016, ano com o maior número até então, houve 209 postulantes ao cargo no Executivo nas capitais.

Os nomes ainda terão que ser confirmados pela Justiça Eleitoral, eis que o prazo de registro se esgota no próximo dia 26/09, o que pode alterar a situação.

Destes, mais de 80% são candidatos homens e menos de 20%, mulheres. Também analisamos a distribuição de candidatos por partido e o alinhamento ideológico dos postulantes ao cargo de Prefeito.

A pulverização reflete os efeitos do fim das coligações proporcionais e a avaliação é que lançar candidato próprio no pleito majoritário ajudará a atrair atenção para os Vereadores da legenda.

Congressistas candidatos

Além do relatório com os cenários eleitorais nas capitais, o Radar Governamental disponibiliza também para os clientes um mapeamento sobre os Deputados federais e Senadores da República que tiveram seus nomes confirmados como candidatos nas Eleições.

Até o momento, a depender do registro na Justiça Eleitoral, é possível que 66 congressistas se candidatem, sendo 64 Deputados e 2  Senadores,  22 nomes a menos dos apresentados nas especulações iniciais.

Relatórios especiais

A nova edição do Especial Eleições sobre as Capitais e o mapeamento dos congressistas que disputarão as Eleições podem ser acessados abaixo:

Cenário eleitoral nas capitais

Em outubro, já com a campanha em andamento, atualizaremos os cenários eleitorais nos demais Municípios da cobertura.

A partir de novembro, teremos relatórios semanais até 15/11, data do 1° turno. Após, disponibilizaremos materiais especiais com todos os resultados do pleito.

Nossos clientes também receberão análises de cenário sobre os locais em que haverá 2° turno, além do panorama completo dos resultados das urnas neste Municípios.

O compromisso do Radar Governamental, com o apoio do time de especialistas do Celuppi Advogados, é com a informação ágil, assertiva, baseada em dados e analisada em profundidade.

Cenário eleitoral nas capitais

Fique informado sobre o cenário político do Brasil

Quer saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nosso canal no Youtube e nosso perfil no Linkedin. Conferir as novidades do Radar, incluindo as séries #MinutoRelGov, com um breve resumo em vídeo sobre os levantamentos, relatórios e análises de cenário político produzidos por nosso time de especialistas, e a #MinutoAutoridadesque traz a palavra dos tomadores de decisão.

Cenário eleitoral nas capitais