O Radar Governamental disponibiliza para clientes mais uma edição do Especial Eleições trazendo os resultados de mais de 70 municípios não capitais pelo Brasil.

Analisamos o cenário eleitoral após o primeiro turno e trouxemos informações sobre os eleitos, os que vão disputar segundo turno e as novas composições das Câmaras Municipais.

Representatividade dos partidos

Além das taxas de renovação, já apontadas na edição anterior do nosso Especial com os Resultados do primeiro turno da disputa eleitoral, outros dados chamam a atenção na escolhe das novas Câmaras Municipais pelo Brasil.

No que tange ao desempenho dos partidos, o cenário nas 5.567 Câmaras Municipais para o próximo ano é próximo de o observado com as Prefeituras, houve aumento considerável de políticos de siglas como o DEM, Republicanos, PP e PSD e queda de agremiações tradicionais como o MDB, PSDB e PT. Há ainda fatores mais particulares no cenário das Câmaras, como o aumento expressivo de nomes do AVANTE, antigo PT do B, o que não foi observado nas Prefeituras, e queda do PMB, que registrou pouca variação nas Prefeituras.

Confira abaixo o desempenho das siglas nas eleições para as Câmaras Municipais em relação as eleições de 2016:

Resultado das Eleições no 1º turno pelo Brasil

Perfil dos vereadores eleitos

Já quanto ao perfil dos nomes eleitos, ainda pouca diversidade nas mais de 48 mil cadeiras pelos legislativos  municipais.

A proporção da divisão das cadeiras por gênero ainda possuí larga vantagem para os homens, com um crescimento um pouco mais expressivo esse ano para as mulheres que, no ano que vem, ocuparão 1,4 mil cadeiras a mais do que as conquistadas nas eleições de 2016.

Aumento discreto, mas ainda sim expressivo, foi observado também na vitória de pessoas transsexuais nas Câmaras Municipais. Enquanto em 2016, apenas 8 conquistaram cadeiras nos legislativos, em 2020 o número triplicou e chega a 27, dado esse da Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

Apesar dos números positivos, as proporções estão longe do ideal. Em 948 câmaras municipais não haverá nenhuma mulher ocupando o posto de Vereadora no próximo ano e em 1,8 mil delas apenas um mulher foi eleita.

No recorte raça/cor, cenário também pouco diferente do observado em 2016, a maioria dos Vereadores eleitos continua sendo branca: 57,1% em 2016 e 53,5% nas eleições deste ano. A proporção de negros, compreendendo Vereadores que se declaram pretos e pardos, foi maior este ano, mas ainda sim menor do que o número de brancos: 42% em 2016 e 44,7% em 2020.

Entre os candidatos declarados amarelos e indígenas proporções iguais ou leve queda: Amarelos – 0,5% em 2016 e 0,4% em 2020; Indígenas – 0,3% em 2016 e em 2020.

Embora, tal como no recorte de gênero, o cenário represente um avanço, podendo inclusive indicar o caráter positivo da decisão do Supremo Tribunal Federal de outubro deste ano que garantiu a aplicação de cotas financeiras para candidatos negros, a proporção ainda não exprime com igualdade a formatação da sociedade: negros representam 56% da população brasileira.

Conteúdo completo para assinantes

O Radar Governamental disponibiliza para clientes um relatório completo com os municípios não capitais que fazem parte da nossa cobertura. São mais de 70 municípios.

Analisamos o cenário eleitoral, trazendo informações sobre os eleitos, os que vão disputar segundo turno e as novas composições das Câmaras Municipais.

Todo esse conteúdo é de acesse exclusivo para assinantes. Acesse no botão abaixo com login e senha.

Cenário eleitoral nas capitais

Histórico da cobertura

O Radar Governamental publicou ao longo dos últimos 10 meses, boletins exclusivos produzidos com análise de nossos especialistas.

Além desse material, publicamos um especial com os resultados do Eleições no 1º turno nas capitais brasileira.

Na última semana antes das Eleições, nossos especialistas ficaram uma análise final com dados e informações do que nossos clientes poderiam esperar das eleições do dia 15.

Na nona edição lançado em outubro, trouxemos uma atualização do cenário eleitoral nas capitais feita com base nos dados das pesquisas mais recentes.

Em fevereiro, divulgamos nosso primeiro material a respeito das movimentações políticas nestas cidades. A pandemia da covid-19 postergou planos e decisões, inclusive o calendário eleitoral, tema que tratamos num relatório específico divulgado em junho.

Depois, lançamos nosso primeiro relatório sobre o cenário eleitoral nas capitais e, em seguida, a primeira divulgação do material exclusivo sobre as mais de 70 cidades que integram a cobertura do Radar Governamental. No fim de setembro, foi a vez de divulgarmos a sexta edição do Especial. Também lançamos uma análise a respeito dos congressistas que tentariam cargos de Prefeito neste ano, exclusiva para clientes.

No começo de outubro, lançamos a sétima edição da série Especial Eleições 2020 tratando do cenário atualizado das 26 capitais dos Estados.

Na oitava edição publicada recentemente, atualizamos o cenário quanto às perspectivas para o processo de escolha dos Prefeitos de 70 municípios de nossa cobertura.

Acompanhe nossa cobertura das Eleições 2020

O Radar Governamental têm acompanhado e analisado o cenário das Eleições 2020 com uma série de boletins especiais.

Você pode acessar os conteúdos publicados no nosso canal de notícias.

Acompanhe também este e outros assuntos por meio de nossas Redes Sociais, em nossos perfis no LinkedInInstagram Facebook.

Em nosso canal no YouTube, você confere episódios da série #MinutoRelGov, com um breve resumo em vídeo sobre os levantamentos, relatórios e análises de cenário político produzidos por nosso time de especialistas, e da série #MinutoAutoridadesque traz a palavra dos tomadores de decisão.