No domingo (20/12) a última disputa eleitoral do ano terminou. Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito Prefeito de Macapá (AP) com 55,67% dos votos válidos, derrotando Josiel Alcolumbre (MDB), que teve 44,33%.

Esta foi a primeira vez que tanto Furlan quanto Josiel se candidataram à Prefeitura da capital do Amapá. A Eleição local havia sido adiada por causa do apagão ocorrido em novembro que deixou 14 dos 16 municípios do Estado sem luz.

O resultado das urnas representou uma virada, já que no 1º turno, realizado no dia 6 de dezembro, Josiel havia sido o mais votado, com 29,74% dos votos válidos, contra 16,03% de Furlan.

Análise Radar Governamental

*Por Jonas Del Nobile, sócio-sênior do Celuppi Advogados

A vitória de Furlan deu ao Cidadania, antigo PPS, a única vitória em capitais. Na contagem total de todas as Prefeituras pelo Brasil, o partido não mostrou grande força, ficando em 12º lugar na lista das legendas com maior número de Prefeituras, tendo conquistado, ao todo, o comando de 140 Executivos. A vitória em Macapá dá um fôlego maior ao partido que deverá ir para a disputa de 2022 com maior robustez.

A derrota de Josiel é a 2ª para a família Alcolumbre em dezembro. No início deste mês, o Supremo Tribunal Federal barrou a possibilidade de reeleição dos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na mesma legislatura. O comando do Senado é atualmente do irmão de Josiel, o Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

Embora a derrota de Davi Alcolumbre tenha se dado em âmbito judicial, a perda de força dele em Brasília é interpretada como um dos fatores para a derrocada do irmão em Macapá. Isso porque, somado à impossibilidade de reeleição, o Presidente do Senado foi acusado de não ter intercedido junto ao Presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) para uma solução rápida na crise da distribuição de energia elétrica enfrentada pelo Amapá em novembro.

Além disso, a derrota de Josiel acaba por representar também uma derrota ao Presidente Jair Bolsonaro que declarou apoio a ele reta final da disputa. Na manhã de domingo (20) foi publicado pelo site O Antagonista um vídeo onde Bolsonaro destaca que Josiel seria um prefeito “perfeitamente afinado com o presidente da República”.

Além disso, Bolsonaro direcionou mensagem aos indecisos: “Eu peço a você que está indeciso, que leve em conta primeiro quem está do outro lado, qual é o senador que está apoiando a outra chapa, que sempre atrapalhou a gente”, destacou, em referência a Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que apoia Dr. Furlan.

Josiel se soma aos mais de 40 nomes que receberam apoio do Presidente e saíram derrotados na disputa. De todos os nomes apoiados por Bolsonaro, 64 ao todo, apenas 16 saíram vitoriosos, 11 Vereadores e 5 Prefeitos.

Histórico da cobertura

O Radar Governamental publicou ao longo dos últimos 10 meses, boletins exclusivos produzidos com análise de nossos especialistas sobre a evolução do cenário eleitoral nas capitais brasileiras e mais de 70 municípios, focando as Eleições 2020.

No último relatório antes do 2º turno, publicado no dia 26, trouxemos como se desenhavam os cenários baseado nas pesquisas.

Após o primeiro turno das eleições, publicamos a décima primeira edição, falando sobre os eleitos nas capitais brasileiras e o cenário para o segundo turno e a décima segunda trazendo o cenário pelo Brasil nos municípios não capitais.

Além desse material, publicamos um especial com os resultados do Eleições no 1º turno nas capitais brasileira.

Na última semana antes das Eleições, nossos especialistas ficaram uma análise final com dados e informações do que nossos clientes poderiam esperar das eleições do dia 15.

Na nona edição lançado em outubro, trouxemos uma atualização do cenário eleitoral nas capitais feita com base nos dados das pesquisas mais recentes.

Em fevereiro, divulgamos nosso primeiro material a respeito das movimentações políticas nestas cidades. A pandemia da covid-19 postergou planos e decisões, inclusive o calendário eleitoral, tema que tratamos num relatório específico divulgado em junho.

Depois, lançamos nosso primeiro relatório sobre o cenário eleitoral nas capitais e, em seguida, a primeira divulgação do material exclusivo sobre as mais de 70 cidades que integram a cobertura do Radar Governamental. No fim de setembro, foi a vez de divulgarmos a sexta edição do Especial. Também lançamos uma análise a respeito dos congressistas que tentariam cargos de Prefeito neste ano, exclusiva para clientes.

No começo de outubro, lançamos a sétima edição da série Especial Eleições 2020 tratando do cenário atualizado das 26 capitais dos Estados.

Na oitava edição publicada recentemente, atualizamos o cenário quanto às perspectivas para o processo de escolha dos Prefeitos de 70 municípios de nossa cobertura.

Acompanhe nossos conteúdos exclusivos

Você pode acessar os conteúdos publicados no nosso canal de notícias. Através das nossas redes sociais, você acompanha nossos conteúdos e análises exclusivas, no LinkedInInstagram Facebook.

Em nosso canal no YouTube, você confere episódios da série #MinutoRelGov, com um breve resumo em vídeo sobre os levantamentos, relatórios e análises de cenário político produzidos por nosso time de especialistas, e da série #MinutoAutoridadesque traz a palavra dos tomadores de decisão.