Em matéria publicada no dia 21/10 na Revista Exame, Jonas Del Nobile, sócio sênior do Radar Governamental, traz uma análise sobre a projeção do PSDB nas eleições 2022.

“Um dos partidos mais tradicionais do Brasil e representante dos blocos de direita na política, o PSDB enfrentou queda nos resultados nas eleições deste ano.”

Tanto no Governo dos Estados, quanto no Congresso Nacional e Assembleias Legislativas o partido teve uma projeção menor do que a observada em 2018.

O número corresponde a um padrão que fora observado nas eleições anteriores, mas tem sua acentuação explicitada no pleito do último domingo (02).

Considerando dados, a matéria expõe possíveis respostas para as motivações da queda das porcentagens do PSDB, sentidas especialmente a partir de 2018.


Uma possível migração do eleitorado peessedebista para os quadros bolsonaristas pode ser sentida com o resultado das eleições, ocupando um espaço que o partido vinha guardando nos últimos anos e viu seu ápice na primeira parte dos anos 2010, em especial com as eleições de 2014 onde o PSDB se torna, naquele momento, o principal nome de oposição ao Partido dos Trabalhadores, dada a disputada eleição entre Aécio Neves e Dilma Roussef, que deu um segundo mandato à esta.

Além de recursos e cadeiras no Congresso, o PSDB perdeu outros quadros importantes nos últimos meses.

O baixo desempenho do partido nas eleições deste ano, movido ou não por uma ascensão de um novo grupo de direita, gera atenção no partido e poderá fazer com que a sigla busque um novo rumo para que não seja engolido por regras eleitorais nas próximas eleições.

Vem conferir a matéria completa! Revista Exame – De protagonista a coadjuvante: a queda do PSDB em números

Quer acompanhar nossas análises? Vem com a gente!

Em nosso site você confere diversos outros artigos como Indústria e a Economia de Baixo Carbono, A crise financeira dos estados e o Regime de Recuperação Fiscal, entre outros. Vem conferir!

Siga também nossas redes sociais e as novidades que compartilhamos no LinkedIn e no Instagram. Saiba mais sobre o Radar Governamental e nossos serviços de monitoramento legislativo e consultoria de relações governamentais pelo nosso site ou pelo e-mail contato@radargovernamental.com.br.

#RelGov  #relacoesgovernamentais #ConsultoriadeRelaçõesGovernamentais  #RelaçõesGovernamentais #monitoramentolegislativo #eleições2022 #PSDB