Neste mês, nós aqui do Radar Governamental e do Celuppi Advogados estamos comemorando 5 anos de atividades e preparamos diversos conteúdos especiais. Hoje temos uma lista preparada pela nossa CEO, Juliana Celuppi, com 5 desafios para o futuro das Relações Governamentais.

Essas reflexões valem tanto para você que é um profissional de RelGov, quanto para você que é interessado na área ou que lida com questões deste setor. Alguns destes desafios já estão por aí, afetando o nosso dia-dia e, para cada um deles, há sempre uma oportunidade nova surgindo. Confira:

Pós-pandemia

“Sim, pode demorar, mas em algum momento, com imunização em massa e os cuidados necessários, a pandemia da covid-19 irá passar. Em nossa área, levaremos como aprendizado a importância de se acompanhar as decisões governamentais de forma rotineira e, principalmente, ágil, já que as medidas foram tomadas com vigência quase imediata.

Quem já estava atento às decisões governamentais dos Poderes Executivo e Legislativo enfrentou o período com mais tranquilidade, assim como quem logo no início já se estruturou para acompanhar o tema de perto. Quem se mantiver atento às discussões políticas no pós-pandemia, continuará na ponta e, certamente, poderá enfrentar quaisquer crises de forma mais estruturada, com resultados certos para as operações empresariais.

RelGov em Estados e Municípios

Além de colocar as Relações Governamentais no centro das estratégias de negócios das companhias, a pandemia evidenciou que estar em dia com o acompanhamento de Estados e Municípios é essencial.

Tanto governadores quanto prefeitos vêm tendo autonomia para tomar medidas restritivas e de flexibilização. Entender como as políticas públicas são definidas em nível subnacional pode reduzir riscos e abrir ótimas oportunidades para sua organização. O protagonismo evidenciado na pandemia por prefeitos, governadores e legislativo subnacional, veio para ficar, inclusive após a pandemia.

Tecnologia e expertise de profissionais

O cenário mostra também a importância das plataformas de monitoramento legislativo. Porém, acredito que a tecnologia, sozinha, não resolva tudo e, para um acompanhamento mais apurado das decisões governamentais, a atuação humana continuará relevante.

O desafio é unir a força que a tecnologia nos trás com a expertise dos profissionais da área, que tornam as informações, de fato, relevantes para a sociedade. Tecnologia não é um fim em si mesmo e sempre estará a serviço do profissional de RelGov. É assim que pensamos no Radar Governamental e no Celuppi Advogados.

Novas formas de interação

A pandemia levou organizações e tomadores de decisão a adotarem novos recursos para a realização de reuniões virtuais no lugar dos encontros presenciais. Em muitos casos, a adaptação deu bons resultados e a prática deverá se manter. Além disso, autoridades serão cada vez mais impactadas pelas discussões online.

Contudo, acredito que estas saídas deverão se somar às estratégia de relacionamento corpo a corpo. Empatia, capacidade de construir pontes e criatividade continuarão a ser importantes.

Como ter previsibilidade?

A crise sanitária vem nos obrigando a lidar com mudanças bruscas e constantes. Além disso, a política brasileira, que sempre foi um espaço de incertezas, vive um período de tensão. Como ter o mínimo de previsibilidade num cenário como este?

Profissionais de RelGov serão essenciais para uma análise política serena, ajustando expectativas e com olhar no futuro. Lidar com este desafio e vencê-lo ajudará as organizações a reduzir riscos, encontrar boas oportunidades e tomar melhores decisões. A tecnologia, embora importante, sozinha não trás esta previsibilidade e o profissional qualificado de RelGov, mais uma vez, se torna imprescindível para garantir a correta interpretação e previsão dos próximos acontecimentos políticos.

E você? Quais outros desafios visualiza para o futuro das Relações Governamentais?

Esta lista, claro, é ilustrativa e traz apenas alguns dos principais desafios e perspectivas para a área de RelGov nos próximos anos. Você concorda? Acredita que outras questões podem se somar a essa lista aí em cima?

Fique à vontade para conversar conosco. Se preferir, siga a gente nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) Por lá, sempre tem conteúdo interessante.

Outros desafios podem surgir pelo caminho e estaremos prontos para enfrentá-los e propor soluções. Fique ligado porque nos próximos dias vamos divulgar mais conteúdos por aqui.

Um abraço!”

Conteúdos especiais 5 anos do Radar

Gostou deste conteúdo? Ele é parte das nossa comemorações de 5 anos. Iniciamos a celebração com o lançamento de nossa marca dos 5 anos e com um vídeo muito especial com a participações de alguns membros do nosso time, representando todos os que já passaram por nosso escritório e todos aqueles que acreditaram na nossa ideia de construir uma consultoria de monitoramento legislativo que une tecnologia com a expertise de profissionais de RelGov.

Fique informado sobre os assuntos de RelGov e o cenário político do Brasil

Quer acompanhar nossos conteúdos? Temos diversos canais para você ter acesso a materiais de qualidade produzidos por nosso time de especialistas. Acesse todos eles no nosso Linktree, onde você confere, por exemplo, um link para um relatório que produzimos sobre os projetos de lei em tramitação em Estados e Municípios que podem afetar a implantação da tecnologia 5G no Brasil.

Secretarias Municipais 2021

Além disso, siga nosso perfil no LinkedIn e no Instagram.