No MinutoRelGov desta semana pelo Radar Governamental, falamos um pouco sobre o Race to Zero, campanha promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que tem como objetivo incentivar os líderes dos países, de empresas e instituições a contribuir para zerar a emissão de carbono no mundo até 2050. Estados e municípios do Brasil já entraram na corrida.

Nossa CEO, Juliana Celuppi explicou um pouco sobre essa iniciativa e as medidas que estados e municípios já estão adotando. Confira!

Race to Zero

A campanha, que começou em 2019, conta com a participação de 120 países, 733 cidades e 3067 corporações. O programa de metas estabelece que o interessado deve informar suas emissões de carbono, a metodologia que foi usada para mensurá-las e um cronograma de metas para diminuir os níveis do elemento. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação dos chamados “empregos verdes”.

COP-26

A Conferência Anual das Nações Unidas sobre o Clima irá acontecer entre os dias 1 e 12 de novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia. O encontro de vários países que integram a ONU tem um peso maior no pós-pandemia e trará mais pressão sobre o compromisso dos integrantes para zerar a emissão de carbono até 2050. A campanha Race to Zero é uma forma de incentivar não somente os países, mas também setores menores para agir em prol do meio ambiente.

Estados e municípios

No Brasil, 10 estados já aderiram ao programa. Já entre as capitais, constam: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Fortaleza, como participantes, além de 99 empresas.

MinutoRelGov

Fique informado sobre os assuntos de RelGov e o cenário político do Brasil

Quer acompanhar nossos assuntos? Temos diversos canais para você ter acesso a conteúdos de qualidade produzidos por nosso time de especialistas. Acesse todos eles no nosso Linktree.

Siga nosso perfil no LinkedIn e no Instagram.

MinutoRelGov: Estados e Municípios