O tema ESG e o setor portuário não é novo. Nos últimos anos, as organizações vêm enfrentando novos desafios e adotando novos procedimentos para se adaptarem às mudanças ocasionadas pelo mercado e pelas alterações políticas.

Dentro deste contexto, a utilização de práticas de gestão alinhadas à estratégia de ESG possuem o potencial de melhorar o desempenho organizacional das empresas. No que diz respeito ao setor portuário, pode-se notar que, com as mudanças ocorridas no cenário econômico mundial, o papel dos portos como o eixo que mantém o sistema de transportes global foi intensificado.

A importância do sistema aquaviário relaciona-se por meio do transporte de pessoas e cargas, questões socioambientais e investimento em capacitação. Recentemente, com a decisão da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) de assumir as práticas compreendidas no conceito ESG, podemos notar um aumento no setor portuário, de discussões favoráveis à adoção da conduta de ética que engloba promover a sustentabilidade, e ações que se conectem às perspectivas sociais.

Ações ESG

As ações em ESG englobam políticas de diversidade para o ambiente de trabalho, projetos para reduzir a desigualdade social, e estimulam a implementação de medidas na direção da inovação e da melhoria do gerenciamento de risco. Os investimentos na área também oferecem uma proteção contra perdas,
principalmente em momentos de crise.

A preocupação em incorporar este modelo de responsabilidade social nos negócios se tornou ainda mais recorrente após o período pandêmico que o mundo passou a conviver. As práticas de ESG vem se tornando uma política de governo para o setor portuário, e ao assumir estas práticas, a Antaq vem desenvolvendo estudos nas comunidades portuárias que são impactadas pelas mudanças climáticas e pelas instalações dos portos.

Perspectivas

Conforme estudos, a perspectiva é que até 2025 os projetos que priorizem os conceitos de ESG atinjam mais de um terço do mercado internacional. Consequentemente as perspectivas de crescimento para as empresas que englobam estes aparatos é alta.

O setor portuário já vem encorajando estas práticas na interação com o meio ambiente, comunidade e trabalhadores. Mas antes mesmo de ser um requisito para bons negócios, a agência já vinha tentando encorajar a adoção das práticas por meio do Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA), e tentando aprimorar suas políticas ainda fragmentadas nesta área.

Artigo escrito por Tábata Oliveira

Quer acompanhar nossas análises? Vem com a gente!

Nem um Estado, nem um Município. Você sabe como é o funcionamento do Distrito Federal? Confira esse conteúdo que elaboramos!

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha acesso a relatórios exclusivos produzidos semanalmente por nosso time de especialistas direto no seu e-mail.

Siga também nossas redes sociais e as novidades que compartilhamos no LinkedIn e no Instagram.

#RelGov  #relacoesgovernamentais #ConsultoriadeRelaçõesGovernamentais  #RelaçõesGovernamentais #monitoramentolegislativo #orçamentopublico # #funcionamentolegislativo