No dia 17/11, fomos consultados pela revista Exame na matéria “Disputa no Congresso mais influente desde a redemocratização definirá novo governo em 2023”. Confira a matéria no site da Exame e também na revista física disponível nas bancas.

A reportagem traz o panorama do Congresso que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá nos próximos 4 anos, com uma formação política diferente daquela que negociou em seus primeiros mandatos.

Segundo Alessandra Azevedo, a configuração do Congresso Nacional no dia em que Lula foi eleito não possuía um cenário favorável, porém, em menos de 10 dias o parlamentar conseguiu ampliar o número de alianças, sendo o suficiente para barrar mudanças na Constituição e pedidos de impeachment. Nossa CEO, mencionou a dinâmica de apoios dentro do Congresso relembrando o processo de impeachment de Dilma:

“Dentro da própria legislatura isso se altera. Dilma em 2014, foi eleita com uma base de 51 senadores e, dois anos depois, só teve 20 votos favoráveis no processo de impeachment.” – Juliana Celuppi

Uma das estratégias utilizadas, é o diálogo com o centrão, já que partidos como PP e PL possuem parlamentares muito diversos e já foram na base de Lula, Dilma e Temer.

Confira a matéria completa publicada na revista! Revista Exame – “Disputa no Congresso mais influente desde a redemocratização definirá novo governo em 2023”

Quer acompanhar nossas análises? Vem com a gente!

Em nosso site você confere diversos outros artigos como Indústria e a Economia de Baixo Carbono, A crise financeira dos estados e o Regime de Recuperação Fiscal, entre outros.

Siga também nossas redes sociais e as novidades que compartilhamos no LinkedIn e no Instagram. Saiba mais sobre o Radar Governamental e nossos serviços de monitoramento legislativo e consultoria de relações governamentais pelo nosso site ou pelo e-mail contato@radargovernamental.com.br.

#RelGov  #relacoesgovernamentais #ConsultoriadeRelaçõesGovernamentais  #RelaçõesGovernamentais #monitoramentolegislativo #congressonacional