O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou dos atos no Dia da Independência do Brasil em Brasília e São Paulo. Na Esplanada dos Ministérios, o presidente criticou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que pode não desrespeitar decisões do judiciário. Nós do Radar Governamental fizemos uma Análise das manifestações de 7 de setembro.

Bolsonaro também chegou a afirmar que iria reunir com o Conselho da República na quarta-feira (08). O colegiado tem entre as suas atribuições se pronunciar sobre intervenção federal, estado de direito e estado de sítio.

Críticas ao voto eletrônico e o STF

Na avenida Paulista, o presidente voltou a criticar o voto eletrônico e colocou em xeque o sistema eleitoral. Ele menciona nominalmente os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, como responsáveis por uma “farsa”.

Bolsonaro também pediu a liberação de “presos políticos” e defendeu a implementação do voto impresso na disputa de 2022, apesar de esse projeto já ter sido derrubado pelo Congresso.

O presidente ainda voltou a criticar as medidas de restrição de circulação adotada por governadores durante a pandemia do coronavírus. Ao final, Bolsonaro disse que “só Deus” o tira de Brasília.

Resumo em vídeo no MinutoRelGov

Nossa CEO, Juliana Celuppi gravou uma série de stories em nosso Instagram que resumem esses acontecimentos. Clique o link abaixo e confira!

Fique informado sobre os assuntos de RelGov e o cenário político do Brasil

Quer acompanhar nossos conteúdos? Temos diversos canais para você ter acesso a materiais de qualidade produzidos por nosso time de especialistas. Acesse todos eles no nosso Linktree, onde você confere, por exemplo, um link para um relatório que produzimos sobre os projetos de lei em tramitação em Estados e Municípios que podem afetar a implantação da tecnologia 5G no Brasil.

Secretarias Municipais 2021

Além disso, siga nosso perfil no LinkedIn e no Instagram.