A eleição municipal, prevista para outubro, poderá ter segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores. O segundo turno ocorre na disputa para prefeito quando nenhum dos candidatos supera mais de 50% dos votos válidos.

Nas eleições de 2020, três dos cinco municípios mais populosos do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza – tiveram o segundo turno. Nos outros dois, Salvador e Belo Horizonte, a disputa foi finalizada já em primeiro turno.

O número de cidades que poderá ter segundo turno em 2024 ainda não está definido. Isso porque o cálculo do tamanho do eleitorado é finalizado em 8 de maio. Até lá, portanto, é possível que novas cidades ultrapassem o patamar de 200 mil eleitores. Um município que está próximo disso é Magé (RJ), que em janeiro tinha 198.949 eleitores registrados.

Nós produzimos um especial sobre as eleições 2024 em que detalhamos esses dados e também trazemos outras informações sobre a disputa que definirá os novos prefeitos e vereadores. Clique aqui para acessar o material!