O que é SEEG Brasil?
Você sabe o que é SEEG Brasil? O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa é uma iniciativa do Observatório do Clima, que surgiu após a necessidade de compreender a produção de estimativas anuais das emissões produzidas pelo país.
Cenário
Essas estimativas são geradas de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. onde são extraídas informações dos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa e em dados obtidos nos relatórios governamentais de institutos, centros de pesquisas, organizações não governamentais, entre outros.
O objetivo é servir de ferramenta de auxílio para que o governo encontre soluções para mitigar a emissão de Gases de Efeito Estufa nos estados brasileiros. No mundo, o setor agropecuário atingiu a maior emissão de gases de efeito estufa, sendo a China e EUA os países que mais emitem.
Em 2022 um levantamento feito pelo SEEG constatou que no Brasil o maior responsável pela emissão dos gases de efeito estufa é o setor da agropecuária. Dentre as cidades brasileiras, 3.731 possuem o setor como principal emissor, o que representa em 67% o total de municípios.
Dentre os dez municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, quatro estão no Pará e oito são da região da Amazônia Legal. Também compõem o ranking, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda segundo relatórios emitidos pela SEEG, o Brasil produziu 112,9 bilhões de toneladas de CO² desde de 1850, faz-se saber que mais de 85% desse volume está associado à derrubada de florestas.
SEEG na política
Atualmente, não existem Leis que tratam diretamente da SEEG. Porém o Senado Federal tem protocolado diversas Leis e Projetos que visam regular as mudanças climáticas nos estados e municípios brasileiros. Propostas que são fruto das pesquisas realizadas pelo sistema.
No Brasil, há duas Leis em vigor que tratam diretamente da mudança do clima:
A Lei 12.187, de 29 de dezembro de 2009 que trata sobre a Política Nacional sobre Mudanças do Clima, e estabelece os princípios de prevenção, precaução e de desenvolvimento sustentável.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, temos ainda a Lei 12.114 de 9 de dezembro de 2009 que trata da criação do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima.
O Senado Federal protocolou o PL 915/2019, que propõe neutralizar a emissão de gases do efeito estufa de eventos realizados às margens de represas, lagos, rios e córregos em todo o território nacional. Atualmente este projeto encontra-se em tramitação e aguarda designação de relator das Comissões de Mérito.
Recentemente foi publicado o Decreto 11.075 de 2022, que estabelece o procedimento para elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa.
Perspectivas
O efeito estufa, nada mais é que um fenômeno atmosférico natural, sendo o maior responsável pela manutenção da vida. Porém, esse efeito tem se intensificado em virtude da emissão de gases em excesso.
O Brasil é o quarto maior emissor de CO² do mundo, o que posiciona o país como um dos maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.
Com isso, a função do SEEG, se torna essencial para fornecer ao governo informações necessárias as tratativas devidas ao tema.
Em agosto de 2021, o SEEG, lançou o primeiro catálogo de soluções para redução das emissões de gases de efeito estufa nos municípios brasileiros. Documento que indica os caminhos para conter o crescimento do aquecimento global.
A iniciativa do Observatório do Clima no desenvolvimento do SEEG tem objetivos a longo prazo. Trazer benefícios para a sociedade, tendo em vista os princípios norteadores criados para mitigar a emissão de gases do efeito estufa letais à vida.
Se ficou interessado no conteúdo? Não deixe de conferir o artigo O Mercado de Carbono.
Artigo escrito por Anita Santos.
Quer acompanhar nossas análises? Vem com a gente!
Sugerimos também conferir o nosso último artigo publicado sobre o Funcionamento do Distrito Federal.
Inscreva-se na nossa newsletter e tenha acesso a relatórios exclusivos produzidos semanalmente por nosso time de especialistas direto no seu e-mail.
Siga também nossas redes sociais e as novidades que compartilhamos no LinkedIn e no Instagram.
#RelGov #relacoesgovernamentais #ConsultoriadeRelaçõesGovernamentais #RelaçõesGovernamentais #seeg #co2 #regulamentação #mudancaclimatica
Tags
Related Posts
Procons Estaduais e Municipais no Processo Legislativo
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Categories
- Amazonas (5)
- Bahia (3)
- Belém (1)
- Belo Horizonte (3)
- Brasil (224)
- Brasília (8)
- câmara dos deputados (1)
- ceará (1)
- congresso por dentro (10)
- COVID-19 (41)
- Cuiabá (2)
- Curitiba (2)
- Distrito Federal (1)
- educação (1)
- efeito taylor swift (1)
- Eleições Municipais (17)
- Espírito Santo (6)
- Eventos e Participações (13)
- Florianópolis (1)
- Goiânia (1)
- Institucional (2)
- Internacional (9)
- Maceió (1)
- Manaus (1)
- Mato Grosso (1)
- Mato Grosso do Sul (1)
- Minas Gerais (3)
- Natal (1)
- Palmas (2)
- Paraíba (2)
- Paraná (4)
- Pernambuco (4)
- Poder Legislativo (2)
- Porto Alegre (1)
- Radar na Imprensa (7)
- Relações Governamentais (1)
- Rio de Janeiro (23)
- Rio Grande do Norte (1)
- Rio Grande do Sul (8)
- Roraima (1)
- Salvador (1)
- Santa Catarina (6)
- São Luís (1)
- São Paulo (55)
- Saúde (1)
- Tocantins (2)
- Uncategorized (79)
- vídeo (1)