Diversas mudanças no Ministério da Economia ocorreram nos últimos dias. Waldery Rodrigues Júnior deixou o cargo de secretário especial da Fazenda, após a crise causada pela sanção do Orçamento de 2021. Ele se desgastou na negociação com o Congresso, que produziu uma peça orçamentária contendo erros técnicos.

Para o lugar de Waldery, o escolhido pelo ministro Paulo Guedes foi o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, que chegou a alertar colegas da pasta para o risco de autoridades envolvidas no Orçamento 2021 cometerem “crime de responsabilidade” com o cancelamento de despesas obrigatórias feito pelo Legislativo.

O assessor especial de Guedes Jefferson Bittencourt irá assumir o Tesouro no lugar de Funchal, que estava no cargo há menos de um ano. Ele substituiu Mansueto Almeida em julho de 2020.

O secretário de Orçamento Federal, George Soares, também deixou seu cargo. Guedes convidou o ex-secretário-executivo do antigo Ministério da Fazenda Ariosto Culau para assumir o posto. Culau já foi secretário de Orçamento e Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Guedes também confirmou a saída de sua assessora para temas tributários, Vanessa Canado. Ainda admitiu que a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, pode deixar o cargo, mas por ter recebido “propostas de fora”. Seillier, no entanto, negou que esteja de saída.

Mapeamento do Ministério da Economia

De olho nessas movimentações, a equipe de monitoramento federal do Radar Governamental produziu um mapeamento completo do Ministério da Economia. Saiba quem é quem na Pasta, as principais autoridades e tenha acesso aos organogramas dos órgãos deste que é o principal ministério do governo de Jair Bolsonaro. Para ter acesso, é só clicar no banner abaixo:

Mudanças no Ministério da Economia

Nós sabemos que uma das atividades que mais tomam tempo do profissional de Relações Institucionais e Governamentais é o mapeamento de stakeholders. Criamos esse conteúdo para te ajudar a entender quem é quem atualmente no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios.

Na primeira etapa, divulgamos as informações sobre os órgãos localizados no Palácio do Planalto. Agora, disponibilizamos o material específico do Ministério da Economia. Trata-se de um mapeamento exclusivo, gratuito e completo – e muito útil para você que atua em RIG ou RelGov.

Em breve, traremos as informações completas dos demais ministérios do Governo Federal.

Ainda está em dúvida se vale a pena baixar esse conteúdo? Assista a esse vídeo apresentado pelo advogado Guilherme Namura, que dá um panorama geral do que você irá encontrar:

Se você já viu o vídeo acima, teve uma amostra do que nossa equipe preparou. Agora é a hora de mergulhar nas informações que reunimos neste relatório especial.

Clicando aqui, você terá acesso a uma material robusto e completo com o mapeamento das autoridades e cargos do Ministério da Economia.

Fique informado sobre os assuntos de RelGov e o cenário político do Brasil

Quer acompanhar nossos conteúdos? Temos diversos canais para você ter acesso a materiais de qualidade produzidos por nosso time de especialistas. Acesse todos eles no nosso Linktree, onde você confere, por exemplo, um link para um relatório que produzimos sobre os projetos de lei em tramitação em Estados e Municípios que podem afetar a implantação da tecnologia 5G no Brasil.

Secretarias Municipais 2021

Além disso, siga nosso perfil no LinkedIn e no Instagram.