Um dos elementos que forma o dia a dia do Congresso Nacional são as audiências e reuniões públicas das comissões. Estes encontros são, via de regra, abertos à população, que pode acompanhá-los tanto pessoalmente quanto por meio de transmissões nas mídias de Câmara e Senado.

As audiências e reuniões servem para estimular o debate em torno de projetos que estão em discussão no parlamento. Por exemplo, se há uma proposta em debate sobre mineração, podem estar presentes no encontro representantes de empresas do setor, ambientalistas e também membros do poder público.

O ponto de partida para a realização de uma audiência é a apresentação de um requerimento por parte de um deputado federal ou senador. No texto, o parlamentar explica as razões de por que considera a audiência relevante e geralmente também indica participantes para o encontro. Essa indicação pode ser tanto de nomes específicos ou uma referência a um perfil que contribuiria com o debate, como “representante do Ministério da Fazenda”.

A realização das audiências também serve para se medir a “temperatura” de uma comissão. Um colegiado comandado pela oposição tende a promover encontros de teor mais espinhoso pelo governo; na mão oposta, as comissões governistas conduzirão audiências com convidados mais sintonizados com o Executivo.

O Radar Governamental está de olho na agenda do Congresso. Produzimos relatórios e análises com os resultados e perspectivas do que está sendo debatido pelos deputados federais e senadores. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar a sua empresa!