O 38º Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, assumiu o governo federal apostando em um discurso conservador social, liberal na economia, linha dura no combate à corrupção e na violência urbana. Com forte oposição ao Partido dos Trabalhadores, Bolsonaro se apresentou como outsider nas eleições de 2018 e se tornou um fenômeno eleitoral ao vencer o pleito sem grandes alianças e com pouco tempo de propaganda de rádio e tv.

No primeiro ano de governo, formou um time estrelado de Ministros, enfrentou dificuldades no primeiro semestre do mandato sem base governista no Congresso, mas aprovou reformas importantes como a da Previdência, a Lei da Liberdade Econômica e o Projeto Anti-Crime no segundo semestre. Permeando o seu mandato, envolveu-se constantemente em declarações polêmicas, investigações sobre ele e a Família Bolsonaro.

O ano de 2020 começa marcado pelas discussões em torno do coronavírus, o protagonismo do Ministro da Saúde, as articulações com governadores e mais recentemente a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, este fazendo acusações de interferência na autonomia da Polícia Federal.

Sobre esta conjuntura, o Radar Governamental apresenta a cronologia e principais fatos relacionados ao Presidente Jair Bolsonaro desde o início de sua gestão e analisa como esses fatos afetam a atual governabilidade federal. Longe de pretender sermos exaustivos em todos os acontecimentos e sem qualquer caráter opinativo, apresentamos neste especial um resumo dos acontecimentos, que ajudam na perspectiva de quais serão os próximos passos no país.

Para ter acesso a esse conteúdo exclusivo, clique no botão abaixo e faça seu login na área de usuário.