A Cronologia do Governo Witzel traz os fatos do primeiro mandato no Executivo estadual de Wilson Witzel, 63º Governador do Rio de Janeiro. Antes de ascender ao Governo fluminense, nunca tinha ocupado um mandato eletivo. Seu último cargo antes das eleições em 2018 havia sido de juiz federal no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Witzel era desconhecido da população e nas primeiras pesquisas de intenções de votos sua participação era inexpressiva. Entretanto, seu nome começou a ganhar mais destaque quando demonstrou ter tendências políticas próximas às do presidente Jair Bolsonaro e ficar mais conhecido por levantar as bandeiras contra corrupção e luta contra a criminalidade durante a campanha eleitoral de 2018.

Relação abalada com o Legislativo

No primeiro ano de governo (2019), o Governador contou com um apoio considerável na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e também construiu um bom relacionamento com o Presidente André Ceciliano (PT).

Contudo, sua gestão começou a ser questionada por aliados após ter admitido ter vontade de se candidatar ao cargo de Presidente em 2022 e, portanto, em tese, concorrer contra o presidente Bolsonaro. Com o passar dos meses, outros fatos abalaram a relação de Witzel com o Legislativo e na última quarta-feira (10) foi aceito um dos 11 pedidos de impeachment que haviam sido protocolados contra ele.

O Governador sofrerá impeachment?

Sobre esta conjuntura e a tramitação do processo na ALERJ, o Radar Governamental disponibilizou para seus clientes mais uma material exclusivo: a Cronologia do Governo Witzel traz os principais fatos relacionados ao mandato do Governador.

Neste relatório, analisamos como estes acontecimento afetam a governabilidade no Estado do Rio de Janeiro e falamos sobre o processo de impeachment.

Cronologia do Governo Witzel
Cronologia do Governo Witzel

O time Radar Governamental, com o apoio técnico do Celuppi Advogados, se mantém empenhado no acompanhamento da conjuntura política, além do monitoramento dos atos dos Poderes Legislativo e Executivo.

Seguimos juntos!

Cronologia do Governo Witzel