No noticiário do Congresso Nacional é muito comum a presença da palavra líder. Líder de partido, de bloco, do governo, da oposição…

Os líderes são peças-chave dos trabalhos do Poder Legislativo. Em síntese, o líder é o parlamentar que resume o posicionamento de sua bancada. É aquele que tem a legitimidade para falar em nome de todo o grupo que representa.

A condição de líder dá ao parlamentar diversas prerrogativas específicas. Por exemplo, os líderes de partido na Câmara têm o direito de selecionar quais membros de suas bancadas participarão das comissões das casas. O líder tem ainda a possibilidade de falar a qualquer momento de uma sessão da Câmara e de orientar a bancada durante as votações no plenário.

Os diferentes tipos de líderes que atuam no Congresso são:

  • líder de partido: é o exemplo mais comum de líder. Existem líderes de partido na Câmara, no Senado e também no Congresso, que são as ocasiões em que as pautas são discutidas em conjunto entre deputados federais e senadores.
  • líder de bloco: tanto na Câmara quanto no Senado é comum que os partidos formem blocos, que funcionam como uma união das agremiações para a junção de forças. Quando isso ocorre, os blocos também passam a ter seus líderes. Mas isso não exclui a presença, também, dos líderes dos partidos de forma individual.
  • líder do Governo: é o parlamentar que fala em nome do Poder Executivo. Por meio de suas ações, o governo federal se posiciona dentro do parlamento. Há líderes do governo para Congresso, Câmara e Senado.
  • líder da Oposição: o líder da Oposição existe para ser um contraponto ao governo federal, reunindo os posicionamentos dos parlamentares contrários ao Palácio do Planalto. Atualmente, as lideranças da oposição são exercidas por parlamentares alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
  • líderes de Maioria e Minoria: a liderança da Maioria, que também existe em Câmara, Senado e Congresso, é formada a partir do grupo majoritário das casas. Já a liderança da Minoria é destinada ao maior grupo ideologicamente oposto à Maioria. É importante observar que, nesse caso, os conceitos de governo e oposição não entram em jogo: a Maioria pode ficar com tanto com governo quanto com oposição, dependendo de como as forças se distribuírem nas casas, valendo a mesma coisa para a Minoria.
  • Bancada Feminina: a liderança da Bancada Feminina, atualmente, existe apenas no Senado. A ideia é garantir espaço formal e voz para que as senadoras se posicionem nos debates da Casa, em temas como a formação das pautas de votação. A Câmara tem uma Secretaria da Mulher e uma Coordenadora-Geral da Bancada Feminina, mas nestes casos não se tratam de cargos de liderança, que deteriam as mesmas prerrogativas dos demais líderes.