Estamos no início de 2026, um ano que terá diversos eventos de impacto. Transformações na política, na sociedade e no ambiente internacional estarão em curso

Eleições
Em outubro, os brasileiros irão as urnas para escolher presidente, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. As eleições mobilizarão todo o país, e bem antes da abertura das urnas.

Mudanças ministeriais
Ainda neste primeiro semestre, ministros do governo Lula precisarão deixar o cargo para poderem disputar as eleições de outubro. A lista inclui nomes de peso como Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), entre outros.

Dilemas do Congresso
Câmara e Senado iniciarão 2026 com algumas pautas do ano anterior: CPMI do INSS, indicação de Jorge Messias ao STF, PEC da Segurança, Fim da Escala 6×1 e outros. Além disso, os presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre tentarão se cacifar para serem reeleitos no ano que vem.

Copa do Mundo
A Copa de 2026 ocorrerá entre junho e julho em Canadá, México e EUA. Mais do que um evento esportivo, a Copa tem impactos sociais e políticos no Brasil, alterando horários e influenciando no ânimo do país.

Eleições nos EUA
Em novembro, os EUA têm a eleição de seu Congresso, com a renovação de vagas no Senado e na Câmara. O pleito será um medidor da popularidade de Donald Trump.

Conflitos internacionais
O ano se iniciou com a prisão de Nicolás Maduro, que continuará pautando o debate político. Outros conflitos como Rússia e Ucrânia e China e Taiwan atrairão atenções.

10 anos do Radar!
O Radar Governamental completa 10 anos em fevereiro! Agradecemos a parceria com vocês, que nos possibilitou fazer a maior operação em relações governamentais do Brasil. Fique de olho para acompanhar nossas novidades!